Você está aqui: Página Inicial > Informações Pibid Unespar > Organização do Pibid Unespar

Organização do Pibid Unespar

Como está organizado o Pibid na Unespar?

Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) caracterizara-se por organizar ações educativas que agregam qualidade ao currículo formativo do licenciando. O programa é sustentado pela concessão de bolsas, feitas a partir da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Pibid Unespar está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e tem uma coordenação institucional que se responsabiliza pela gestão do projeto institucional com a Unespar e com a Capes, além de articular as ações dos subprojetos das diferentes áreas de licenciatura, habilitadas pela Capes a partir de edital de seleção.

O que é o projeto institucional?

O projeto institucional é o projeto da Universidade. Ele contempla objetivos e metas para uma formação docente inicial completa. O projeto institucional contempla, também, os subprojetos de todas as áreas vinculadas ao programa bem como as informações de currículo dos coordenadores de área.

O projeto institucional é enviado para a Capes, passa por processo de avaliação ad hoc a fim de a universidade ser contemplada com bolsas para estudantes dos cursos de licenciatura. Além de ser essencial no processo de seleção, o projeto institucional é a base para a organização de todas as ações dos subprojetos.

O que é um subprojeto?

O subprojeto é o projeto da área de licenciatura vinculado ao projeto institucional. Cada área do conhecimento propõe ações baseadas no projeto institucional, respeitando as especificidades da área bem como dos licenciandos do curso e da escola em que o projeto será desenvolvido.

Atualmente, os coordenadores da mesma área específica da Unespar, de diferentes campi, propõe os projetos conjuntamente e desenvolvem, na medida do possível, ações integradoras, além de trocas de experiência, entre os campi.

 

 

registrado em: