Você está aqui: Página Inicial > Notícias > APRENDENDO COM MÚSICA! ACADÊMICOS BOLSISTAS DO SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA, ATUANTES NA ESCOLA MUNICIPAL MELVIN JONES, DESENVOLVEM ATIVIDADES ATRAVÉS DA MÚSICA.

Durante o mês de agosto os acadêmicos bolsistas Gisele Ietka Ribeiro, Jéssica Aparecida Damas da Silveira, Leticia de Fatima Lachowsk, Ricardo Rocha e Suzelene de Fátima Xavier Jaretz, elaboraram seus planejamentos a partir da temática música, ritmos e sons, orientados pela professora supervisora Amanda Grob. As atividades foram direcionadas a partir da musicalidade presente no dia-a-dia, desde os sons mais simples e comuns até as brincadeiras cantadas. Utilizando-se de metodologias lúdicas, jogos e brincadeiras ritmadas e a confecção de instrumentos musicais com sucatas.
As atividades propostas através do tema tiveram o objetivo de desenvolver a aprendizagem como um todo, visto que a música desperta a atenção, as emoções, a interação, a cultura e a sensibilidade, proporcionando assim, um viés de atividades através do estímulo ao desenvolvimento dos sentidos, da psicomotricidade, da arte e da alfabetização e do letramento.
Neste sentido advoga Brito (2003, p.46) “A educação musical não deve visar à formação de possíveis músicos do amanhã, mas sim à formação integral das crianças de hoje”. O mesmo autor nos esclarece que “aproximando-se da etapa do jogo com regras, a música passa a ser também um vasto domínio para a sistematização e a organização do conhecimento” (BRITO 2003, p. 42). Aprimorando-se desse saber a equipe de bolsistas do projeto Mão Amiga elaborou os seus planejamentos tendo como base músicas de diversos autores brasileiros e Cantigas Populares.
Entre as atividades realizadas com o tema, destaca-se a organização e a montagem de uma bandinha rítmica, através da interação dos acadêmicos bolsistas com os alunos participantes do projeto, utilizando-se dos instrumentos musicais confeccionados com sucata (chocalho, tambor e flauta).  A atividade objetivou desenvolver a oralidade, a socialização, a expressão corporal, a acuidade auditiva, a concentração e a atenção, assim como a coordenação motora fina e ampla. O resultado foi gratificante, alunos interagiram com alegria, além de aprender e se desenvolver brincando.
Podemos dizer que a psicomotricidade esteve presente de forma mais assídua e marcante nesse mês musical na Escola Municipal Melvin Jones. Pois como observa Le Boulch (1988, p.32), “Antes que a criança aprenda a ler [...] o trabalho psicomotor terá como objetivo proporcionar-lhe uma motricidade espontânea, coordenada e rítmica, que será o mesmo aval para evitar os problemas de disgrafia”. Visto que o foco do projeto Mão Amiga é trabalhar justamente com crianças com dificuldade de aprendizagem, trabalhar com eles a musicalização é um grande passo para ajudá-los a superarem suas dificuldades, diga-se de passagem, um passo forte, necessário e divertido.
Referências:
LE BOULCH, Jean. Educação Psicomotora: A psicocinética na idade escolar.2.ed. Porto Alegre; ArtMed, 1988.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
Texto escrito pela bolsista Suzelene de Fátima Xavier Jaretz.
Acompanhe mais notícias e informações do Projeto em: http://pibidmaoamiga.blogspot.com.br/