Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ABORDAGENS SOBRE O TEATRO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO

ABORDAGENS SOBRE O TEATRO NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO

Caros colegas,

Desde 2011 a equipe do Programa Institucional de Iniciação a Docência, no Campus Salgueiro, sobre a orientação do Professor Newton Pionório, vem ensinando física a partir do teatro. Em 2012 foi a vez de o campus Floresta incluir peças teatrais como ferramenta para ensinar química, sobre a orientação do Professor Henrique Cesar. Tais iniciativas tem possibilitado um novo olhar sobre esta ciência e despertado nos alunos das escolas parceiras um interesse maior nas disciplinas de química e física, desmistificando-as.
Diante do interesse dos alunos e coordenadores na utilização deste recurso e nos resultados satisfatórios da utilização das peças teatrais, a equipe do PIBID convidou a professora Guaraci da Silva Lopes Martins, da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR/FAP, para realizar uma palestra para  a comunidade acadêmica e duas oficinas de iniciação teatral para os alunos do PIBID dos campi Petrolina, Salgueiro, Ouricuri e Floresta.
A palestra será realizada no auditório central do campus Petrolina, no dia 08/04 às 19:00, com o tema “Abordagens Sobre o Teatro no Espaço da Educação e posteriormente teremos o lançamento da obra “Teatro na Escola: Contribuições do Estudo e da Representação da Tragédia Grega na Formação de Alunos no Ensino Médio” da autora Guaraci da Silva Lopes Martins, editora Universidade Tuiuti do Paraná Curitiba, 2012,  ISBN 978-85-7698-025-0.
A oficina de iniciação teatral será oferecida para os bolsistas do PIBID no dia 09/04, no auditório de química, de 08:00 às 17:00, no campus Petrolina e no dia 10/04, no auditório do Campus Salgueiro, de 09:00 às 18:00, para os bolsistas de Salgueiro, Ouricuri e Floresta.  Na oficina serão introduzidas técnicas que trabalham a desinibição, a improvisação, a expressão corporal, a interpretação e a criatividade.
Acreditamos que tais atividades irão proporcionar, aos alunos e professores, olhar a arte teatral como uma ferramenta possível para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio.
Finalizamos, agradecendo aos Diretores: Sr. Artidônio Araújo Filho - Diretor  Geral do Campus Petrolina, Sr. Amâncio Holanda de Souza – Diretor Geral do Campus Salgueiro, SrAdalberto Pinheiro de Araújo – Diretor Geral do Campus Ouricuri e Sr. José Valderi de Oliveira – Diretor Geral do Campus Floresta pelo apoio na realização do evento, bem como a todos os servidores que direta ou indiretamente estão apoiando as ações do PIBID no IF Sertão PE.

Atenciosamente,
Equipe PIBID do IF Sertão PE